Você já pensou fora da caixa hoje?
Você já pensou fora da caixa alguma vez na sua vida?
Eu sei, a pergunta é pesada, soa até ofensiva, mas não precisa responder agora, primeiro eu quero que você entenda o conceito de pensar fora da caixa…
Imagine que você está preso dentro de uma caixa, e dentro dessa caixa tem todas as coisas que você sabe, todas as suas habilidades, todos os seus talentos, todas as suas crenças, seus conceitos, suas paixões, enfim, tudo que compõe a sua vida; essa caixa é composta por todas suas vivências, nem mais, nem menos…
Agora eu quero que você deixe sua caixa de lado e espie por cima das paredes dela, está vendo todas essas outras pessoas presas em suas caixas também? Está vendo aquela menina tocando aquele instrumento que você queria aprender? E aquele cara cozinhando aquele prato delicioso que você tinha dito pra você mesmo que ia tentar fazer um dia? E aquela criança ali, ali mais a frente, eu sei, nessa idade eu também não conseguiria fazer aquilo…Todas essas outras caixas que você consegue enxergar, são as coisas que você sabe que não sabe; são as coisas que você vê em outras pessoas, que você sabe que existe mas ainda não aprendeu…
Guarde esse pensamento por um instante, vamos além…
Suba na parede de sua caixa, fique em pé nela, enxergue o mais longe que você conseguir, está conseguindo ver todas as caixas? É eu sei, é caixa pra caramba, eu também não consigo ver todas, mas elas estão ali, existem infitas caixas, infinitas possibilidades, infitas vivências…Nessas caixas tem todas as coisas que você não sabe que não sabe…Simplesmente porque você não consegue nem enxergar o que tem nelas…
Agora voltando aquele pensamento que a gente tinha guardado, depois de saber que existem essa infinidade de caixas, talvez você esteja se perguntando…Será que minhas crenças estão certas? Não seria melhor eu conhecer as outras e comparar a minha verdade com a verdade de outras pessoas? Será que meus conceitos estão certo? Aliás, existe certo ou errado? Ou em cada caixa existe uma verdade? Por que eu sou tão intolerante com outras pessoas se eu não sei o que tem dentro da caixa delas e elas não sabem o que tem dentro da minha? Não está na hora de eu saber o que tem dentro das outras caixas antes de julgar alguém?
Eii espera um pouco, tem alguém batendo na minha porta…Enquanto isso continua se questionando ai…Já volto, é rápido…Eu prometo…
Pronto…Voltei…Obrigado por esperar…
“Quem era?”…aaah, era um vendedor de TV por assinatura, queria me vender alguns pacotes…Falei pra ele que eu me interessava pelo pacote de esportes, mas que não precisava de todos os canais, ele tentou me empurrar o pacote todo, mas eu insisti e falei pra ele que eu gostei apenas de alguns canais…No fim ele deu o braço a torcer e eu fiquei só com os canais que tinha gostado mesmo…
E você, quantos pacotes completos você deixou entrar por sua porta? Quantas enciclopédias ou coleções você comprou inteira? Quantas ideologias, conceitos, crenças você deixou entrar dentro de sua caixa sendo que você concordava apenas com uma parte delas? Não compre o pacote todo, a vida não é como uma TV por assinatura…Disseque cada informação (e por informação entenda, crenças, paixões, ideologias, conceitos e preconceitos) antes de toma-la como verdade, aliás não tome nada como verdade absoluta…Lembre-se das infinitas caixas existentes e que algo só é verdade pra você até que você encontre uma nova caixa que confronte suas certezas…
Agora sim, agora que você já entendeu o conceito de pensar fora da caixa…Ou pelo menos aprendeu o MEU CONCEITO, pois existem bilhões de conceitos por ai nas outras caixas, é só procurar, você não precisa tomar o meu como verdade (e eu vou repetir isso sempre, vá se acostumando, SE QUESTIONE, NÃO TOME NADA COMO VERDADE ABSOLUTA)…Mas enfim, agora que você tem pelo menos uma outra visão diferente da sua, agora sim chegou a hora de responder a pergunta…E ai, você já pensou fora da caixa hoje?